
Final de mandato do presidente, ano eleitoral, pesquisas de intenções de voto sendo realizadas e corrida eleitoral acirrada entre os dois principais candidatos à presidência, mas será mesmo que ambos são aptos e possuem as qualidades que um bom presidente deve ter para a boa governança?
O segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao fim e pesquisas apontam para um índice alto de aprovação do seu governo. Segundo a pesquisa Vox Populi, a aprovação do governo ficou em torno de 78%, não sofrendo alteração alguma desde junho. Tal pesquisa — apesar do nome em latim — não deve ser tomada como a "voz de Deus" e acho que a aprovação do governo não deveria ser tão alta. Que o presidente foi um homem viajado, isso é inegável, mas com o fim do seu mandato, devíamos nos perguntar o seguinte: quais eram as qualidades do presidente que o Brasil levou em conta para seu governo obter tão alto nível de aprovação?
Não vou me prender em responder extensamente a essa pergunta, mas poderia citar pelo menos uma característica de Lula que muito chamou a atenção das camadas mais pobres: o carisma.
E agora que esse é ano eleitoral, quais são as características fundamentais para o país ganhar um bom presidente?
1. Senso ético: o principal adjetivo que deve acompanhar não só um presidente, como qualquer pessoa em quem votemos, a ética, a capacidade de analisar condutas morais.
2. Humildade: de nada adianta ter um presidente ético, se ele não é nada humilde para com os seus seus ministros e eleitores.
3. Carisma: um presidente sério nas horas certas e carismático na maior parte delas, a base para a conquista das massas é o carisma aliado à humildade.
4. Conhecer bem as leis: uma pessoa que conhece bem as leis do seu país sempre agirá em conformidade com Constituição, sancionando leis que não a violem e jamais se verá em alguma situação constrangedora, como fazendo propaganda eleitoral fora do tempo... não é, presidente?
5. Pagar as promessas de campanha: aí está a característica mais difícil de se encontrar. Falar na hora da campanha que vai fazer mundos e fundo é facílimo, cumprir é que é difícil. Quantas coisas já não foram "esquecidas": reforma agrária é um bom exemplo.
6. Inteligência: predicado fundamental que muita falta faz na cabeça de qualquer representante nosso, atributo importante esse para a manutenção das leis pétreas da Constituição e livrar a nação de projetos de leis inúteis.
7. Autoridade: de nada adianta as outras características citadas acima se um presidente não sabe impor sua autoridade, não de forma ditatorial, claro, mas pra se fazer reconhecer soberano no seu Estado e em pé de igualdade com qualquer outro chefe-de-estado.
Bem, essas são os atributos-chave que um presidente deve ter, na minha opinião, claro, se concorda com eles ou gostaria de acrescentar mais alguns, sinta-se à vontade. Sua participação é importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário